segunda-feira, 30 de julho de 2007

NOVA POSTAGEM - Noticias

Jipeiros exploram a primeira estrada da história do Rio Grande do Norte

A exemplo do patrimônio artístico e histórico do Rio Grande do Norte, o acervo de informações a respeito de trilhas para atividades 4x4 no território desta unidade federativa experimentou um grande acréscimo com a realização da expedição que jipeiros e arqueólogos conterrâneos realizaram anteontem na região do litoral a sul de Natal marcada pela praia de Malembar e pela lagoa de Guaraíras, no município de Georgino Avelino.

Clique no título desta postagem para acessar a postagem completa em SONARQ - Noticias

NOVA POSTAGEM - Noticias

Sucesso marca 1ª missão conjunta de arqueólogo e “off roader” natalenses

Revestiu-se do mais completo sucesso a primeira missão conjunta que jipeiros e arqueólogos natalenses fizeram juntos num esforço visando o desenvolvimento de um projeto muito mais abrangente, que tende a viabilizar várias expedições rumo a muitos cenários do território potiguar, na tentativa de identificar, mapear e ajudar a proteger sítios históricos e pré-históricos eventualmente ameaçados de destruição pela força do homem moderno.

Clique no título desta postagem para acessar a postagem completa em SONARQ - Noticias

NOVA POSTAGEM - Meio Ambiente

Trilha de sábado resgatou lixo que participantes jogaram na prova

A julgar pelo lixo recolhido anteontem ao longo do trecho percorrido na sexta-feira e no sábado 20 e 21 do corrente pelos participantes do 19° “Raid da Meia Noite”, a comunidade jipeira de Natal e do Rio Grande do Norte ainda precisa de muito esforço de conscientização para se aperceber do mal que pratica ao jogar porcaria por onde passa.

Clique no título desta postagem para acessar a postagem completa em SONARQ - Meio Ambiente

NOVA POSTAGEM - Arqueologia

"A arqueologia é uma forma de história e não uma simples disciplina auxiliar. Os dados arqueológicos são documentos históricos por direito próprio e não meras abonações de textos escritos. Exactamente como qualquer outro historiador, um arqueólogo estuda e procura reconstruir o processo pelo qual se criou o mundo em que vivemos - e nós próprios, na medida em que somos criaturas do nosso tempo e do nosso ambiente social. Os dados arqueológicos são constituídos por todas as alterações no mundo material resultante da acção humana, ou melhor, são os restos materiais da conduta humana. O seu conjunto constitui os chamados testemunhos arqueológicos. Estes apresentam particularidades e limitações cojas consequências se revelam no contraste bem visível entre a história arqueológica e a outra forma usual de história, baseada em documentos escritos." - V. Gordon Childe. Introdução à Arqueologia. Cap I, p 9.

Clique no título desta postagem para acessar a postagem completa em SONARQ - Arqueologia