Ambientalistas fundam a Sociedade Norteriograndense de Arqueologia e Meio Ambiente
Ações
Na reunião de fundação foi formada a primeira diretoria, tendo sido eleito como primeiro presidente Walner Barros Spencer, Vice-presidente, Douglas de Freitas Ramalho, secretário geral, Henrique Rodrigues de Oliveira Júnior e Rodrigo Cavalcanti Felipe como tesoureiro.
Além da eleição da diretoria executiva, o grupo tratou das primeiras ações da sociedade em vários níveis. “Decidimos organizar as atividades da Sonarq em várias etapas. Em primeiro lugar, precisamos consolidar a sociedade buscando a adesão de outros profissionais. Depois, a criação de meios de divulgação e acesso às informações, tais como página eletrônica, por exemplo. Em seguida, estipulamos uma data em julho para a primeira reunião de trabalho, quando discutiremos as linhas principais de ação, que deverão orbitar em torno da criação de um banco de imagens dos patrimônios materiais conhecidos e das informações concernentes a cada um. Posteriormente, será designada uma comissão para a visita de apresentação a órgãos públicos, autarquias, associações e empresas públicas e privadas que sejam diretas ou indiretamente responsáveis pelo patrimônio cultural material do Rio Grande do Norte. Por fim, uma comissão estudará meios de alavancar financeiramente a Sociedade”, disse Walner Spencer.
Parcerias
Com relação a parcerias com órgãos que já trabalham efetivamente na proteção ao meio ambiente, o presidente eleito declarou: “A SONARQ pretende unir seus esforços ao nosso nobre Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (Ihgrn), bem como ao IDEMA, IBAMA, governo do Estado e aos governos municipais, no afã de contribuir com seus conhecimentos na temática, visando colaborar efetivamente no melhor uso e aproveitamento de nossos patrimônios culturais”, encerrou.
Serviço
Quem pode fazer parte da Sonarq: Podem fazer parte da SONARQ arqueólogos, ambientalistas, geólogos, geógrafos, historiadores, paleontólogos, jornalistas e demais especialistas e estudiosos dedicados ao ensino, à pesquisa e à divulgação de arqueologia, do meio-ambiente e de áreas afins, no compromisso de identificar, proteger e divulgar o patrimônio cultural material para melhor consolidar a identidade do povo norteriograndense.
Contatos:
Quaisquer informações podem ser conseguidas pelos telefones: (084) 9451-3083; (084) 3201-3381 e pelo e-mail sonarqrn@hotmail.com